As 10 Melhores Bicicletas Spinning (Acte, Gallant e Mais)

Em geral, a atividade física diária não só faz bem à saúde, como é mais um passo para conquistar o corpo ideal. Então, além de complementar a fisioterapia, você pode perder barriga, aumentar a massa muscular e fortalecer músculos com exercícios simples do seu dia a dia, e isso pode ser feito ao escolher uma das melhores bicicletas de spinning do momento.

Ranking das Melhores Bicicletas Spinning

  1. Bicicleta de Spinning E17 Acte Sport Spin
  2. Bicicleta de Spinning Acte Sports E16
  3. Bicicleta de Spinning Pelegrin PEI 2311
  4. Bicicleta de Spinning Podum Fit S200 Quiet
  5. Bicicleta de Spinning Gallant Elite
  6. Bicicleta de Spinning Kikos F3i
  7. Bicicleta de Spinning Kikos Max-Ks5
  8. Bicicleta de Spinning Spinn Black
  9. Bicicleta de Spinning Schwinn IC3-IC7
  10. Bicicleta de Spinning Ahead Aports

Pois, o treinamento frequente pode aliviar a tensão e até manter a cabeça equilibrada, pois libera hormônios do bem-estar, como endorfinas. Para conseguir tudo isso sem sair de casa, que tal investir em uma máquina como a bicicleta de spinning? Por isso, agora vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para escolher uma entre as melhores bicicletas de spinning.

Sumário

O Que é Spinning?

Spinning é uma modalidade de ciclismo praticada dentro de casa, ou seja, em um espaço fechado. Surgiu nos Estados Unidos em 1987 como uma ideia de treinamento de ciclismo indoor para atividades ao ar livre. Afinal, a bicicleta ergométrica é uma forma de treinar e melhorar o desempenho.

Embora o spinning ainda seja confundido com o ciclismo indoor, os dois são diferentes. As bicicletas giratórias foram concebidas para permitir que as pessoas pratiquem o ciclismo enquanto se divertem, por isso são sempre combinadas com músicas ou atividades em grupo.

Spinning é um exercício muito aeróbico, o que é excelente para quem odeia academia ou não é bom em correr. Com ele é possível melhorar diversas áreas do corpo sem sair do lugar de fato.

Vantagens do spinning

Esse modelo pode ser um aliado para quem quer emagrecer sem perder as curvas, principalmente as das pernas e bumbum. Enquanto queima calorias, também trabalha as pernas e glúteos, mas antes de fazê-lo, é necessário fortalecer o exercício nessa área a tempo.

Melhora muito a capacidade cardiorrespiratória, fortalecendo o coração para que se torne mais eficiente e resistente ao esforço físico. Assim, todos os músculos são oxigenados, enquanto os pulmões otimizam as trocas gasosas, normalizando assim os níveis de açúcar no sangue e a pressão sanguínea no corpo.

Essa atividade também ajuda você a ficar em forma, ajudando a manter uma barriga lisa, cintura mais fina, bumbum bem torneado, bumbum mais firme, costas retas e pernas tonificadas. 

Por fim, depois de um dia duro de trabalho, se exercitar regularmente pode ajudar a reduzir o estresse. Lembre-se que a prática de qualquer exercício físico libera dopamina do organismo, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Assim, o spinning pode ser um aliado da sua saúde mental.

Modalidades do spinning

Existem diversas formas de treinar spinning, é claro. Quem faz aulas de spinning pode escolher o tipo de treino que gosta mais ou, ao contrário, é recomendado pelo instrutor a intercalar entre todos, para otimizar os resultados. Conheça mais sobre as modalidades do spinning:

  • Treinamento de resistência: Este é um treino de baixa intensidade que envolve ficar sentado a maior parte do tempo, mantendo o mesmo ritmo. Como impacto, a frequência cardíaca permanece a mesma, então você pode ver que é uma aula tranquila com um ritmo moderado.
  • Fartlek Training: Este é um estilo que mistura estes e outros. Segundo a tradução da palavra, o objetivo de Fartlek é fazer um jogo de velocidade para que ele alterne a intensidade ao longo de uma sessão de spinning.
  • Treinamento de força: O treinamento de força é um estilo que pode ser dividido em três fases (sustentado, crescente e incrível). Esse é um exercício que acostuma o praticante a variar, pois ajuda a aumentar a resistência e a força muscular.
  • Treino intervalado: O treino intervalado é um padrão rotacional que alterna picos de baixa e alta intensidade por um período controlado por um relógio. É um estilo que queima muitas calorias, além de tonificar os músculos e fortalecer o sistema cardiorrespiratório.

Independentemente de qual seja sua escolha de treino, procure medidas de segurança. Por não ser um aparelho universal para todos, preste atenção aos detalhes e como realizar cada atividade corretamente e confira a regulagem da sua bicicleta de spinning.

Lembre-se que o início da prática pode ser um pouco desafiador, mas a alta performance não chega em pouco tempo. Se sentir dificuldade em praticar sozinho, considere contratar um professor de spinning ou um personal trainer que possa te ajudar nos seus objetivos.

Como Escolher a Melhor Bicicleta de Spinning

O Bike Spinning é o seu grande aliado para condicionamento corporal, emagrecimento e vida saudável, você já sabe disso, mas agora é a hora de aprender a escolher a opção certa para otimizar os resultados do seu treino em casa. Afinal, esse é um investimento alto demais e merece atenção.

Assim como é importante combinar uma alimentação nutritiva com treinos intensos para atingir seus objetivos, também é importante escolher a melhor bicicleta de spinning para o seu corpo, família e dia a dia. Desse modo, separamos uma lista de aspectos que você deve se atentar para escolher a melhor bicicleta de spinning:

  • Materiais: É importante ficar atento aos materiais que compõe o equipamento, pois eles estão diretamente relacionados com a durabilidade, resistência e vida útil da bike, por isso sempre que possível opte por modelos que utilizem o aço em sua composição.
  • Peso da bike: Um peso de 45kg ou mais é recomendado para uma bicicleta de spinning para que pessoas com peso normal ou acima do peso possam pedalar sem se sentirem instáveis, principalmente durante os treinos mais intensos. Quanto mais pesado o usuário da bicicleta, mais pesada a bicicleta.
  • Roda de inércia: O peso da roda é uma das principais características de uma bicicleta de spinning, pois ela é responsável por simular impulsos semelhantes às corridas de alta performance. Portanto, é muito importante comprar uma bicicleta cuja roda de inércia tenha pelo menos 8 kg ou mais.
  • Tipo de transmissão: As rodas da bicicleta giratória podem ser acionadas por transmissão por correia ou corrente. Embora a trela seja a opção mais cara, é a mais moderna, durável e recomendada pelos treinadores. Em termos de preço, as cadeias de lojas são as mais fáceis de conseguir, mas também as menos recomendadas.
  • Painel de monitoramento: Um bom monitor de LED deve exibir informações como frequência cardíaca, estresse, tempo de exercício, distância, velocidade máxima e até calorias queimadas para fornecer um controle preciso.
  • Dimensões da bicicleta: Para que seu treinamento seja eficaz, primeiro, o equipamento deve caber em um cômodo da sua casa com espaço suficiente para você se movimentar com segurança. As bicicletas geralmente têm cerca de 1 metro de comprimento e variam em largura de 50 a 100 centímetros.
  • Ajustes e ergonomia: Outro fator que não pode ser esquecido é a quantidade de ajustes que a bike oferece para que você fique mais confortável e consiga manter a forma correta em todos os exercícios. O equipamento deve ter um assento confortável e oferecer pelo menos um ou dois tipos de ajustes.

Cuidados com a Bicicleta de Spinning

Existem dois tipos de bicicletas de spinning: pressão magnética e pressão mecânica, que são as mais comuns em academias. Ambos são semelhantes na manutenção, a diferença é que a limpeza do sistema magnético deve ser feita com querosene branco, e depois seca com pano seco.

A limpeza da sua bicicleta é melhor feita no final de cada treino. O processo leva apenas 2 minutos e pode evitar que os pedais acumulem poeira. Aplique um pouco de álcool em um pano, nunca diretamente na estrutura, e limpe. É um cuidado simples que aumentará bastante a vida útil do seu aparelho.

Não se esqueça de partes como o selim (banco), chassi, painel de monitoramento, pedais, guidão, pés niveladores e demais partes da bike spinning. É claro que sua manutenção não é “tão importante” para garantir o melhor treino, mas ajuda a fazer a bicicleta durar por mais tempo e te dá mais conforto.

As correntes de bicicleta devem ser tratadas e lubrificadas com WD-40 (ou outro lubrificante da sua preferência) uma vez por mês, para evitar que se deteriorem. Quanto à alça, deve-se sempre esticá-la bem para que não “escorregue”.

Dica: Se você usa muito sua bicicleta de spin, deve lubrificar os pedais a cada 20 dias.

Lista das Melhores Bicicletas de Spinning

Uma bicicleta giratória simula um passeio mais realista e desafiador, com inclinações e maiores mudanças de resistência. Dessa forma, o modelo consegue treinar com mais intensidade e queimar mais calorias. Durante uma hora de prática, as perdas podem variar de 500 a 650 calorias. Não é à toa que essa bike é muito utilizada para aulas em grupo em academias.

Recomendadas para atletas, amadores e profissionais, as bicicletas de spinning devem ser utilizadas sob orientação de profissionais. Por exemplo, iniciantes em atividade física ou pessoas com alguma limitação podem se sentir desestimulados a se exercitar por acharem inicialmente muito desafiador, ou até mesmo se machucar caso não se ajustem adequadamente durante o uso do equipamento.

Agora que você já sabe de tudo isso, está na hora de conhecer as melhores bicicletas de spinning para ter na sua casa.

1. Bicicleta de Spinning E17 Acte Sport Spin

R$ 2.799,90
2 vendedores com preço a partir de R$ 2.799,90
Frete grátis
Amazon.com.br
Última atualização: 27 de maio de 2024 14:28

O E17 Acte Sport Spin é um equipamento semi-profissional para residências e apartamentos, ideal para iniciantes ou intermediários que procuram se locomover e viver uma vida saudável. O assento é totalmente ergonômico e pode ser ajustado através do guidão para alterar altura e distância, além de possuir um mecanismo que pode alterar a resistência de frenagem das rodas inerciais.

Com o sistema de condicionamento embutido no aparelho, você pode intensificar seu treino conforme a necessidade, pois ele simula subidas e descidas leves a pesadas. O visor da bicicleta mostra informações de tempo, velocidade, distância, calorias e pulso para um melhor controle de seus resultados.

  • Peso máximo suportado: 150 kg
  • Altura máxima recomendada: 1,90 m
  • Peso da bicicleta: 28,4 kg
  • Roda de inércia: 13 kg

2. Bicicleta de Spinning Acte Sports E16

R$ 1.699,00
R$ 1.399,00
2 vendedores com preço a partir de R$ 1.399,00
Frete grátis
Amazon.com.br
Última atualização: 27 de maio de 2024 14:28

A bicicleta de spinning ACTE PRO é indicada para residências e apartamentos e é ideal para melhorar a condição física e a resistência muscular. É confortável e tem uma variedade de ajustes de assento e guidão para melhor atender o usuário. Assento confortável, ergonómico e ajustável.

Ele vem com um computador de bicicleta que mede, digitaliza, tempo, velocidade atual, distância percorrida, calorias, distância total e funciona com 2 pilhas AA. Seu sistema de transmissão é acionado por correia e os pedais são fortes. Um design moderno que combina com o seu estilo.

  • Peso máximo suportado: 80 kg
  • Altura máxima recomendada: 1,80 m
  • Peso da bicicleta: 28,4 kg
  • Roda de inércia: 8 kg

3. Bicicleta de Spinning Pelegrin PEI 2311

Amazon.com.br

A Pelegrin PEl 2311 oferece diversas vantagens, principalmente para quem deseja ter uma bicicleta de spinning em casa, graças ao seu acionamento por correia silencioso que reduz significativamente o ruído da pedalada.

Ainda possui volante de 6kg, regulagem vertical no guidão, sistema de marcha fixa, assento acolchoado e regulável, e painel LCD digital com controle de pulso, calorias queimadas, tempo, distância e velocidade.

  • Peso máximo suportado: 100 kg
  • Altura máxima recomendada: não informada
  • Peso da bicicleta: 25 kg
  • Roda de inércia: 6 kg

4. Bicicleta de Spinning Podum Fit S200 Quiet

R$ 1.390,00
3 vendedores com preço a partir de R$ 1.390,00
Amazon.com.br
Última atualização: 27 de maio de 2024 14:28

Confortável e segura, a bicicleta ergométrica Spinning S200 Quiet da Podiumfit é o equipamento ideal para se exercitar e queimar calorias por um preço acessível. Ideal para quem procura construir músculos e aumentar a resistência cardiovascular, você ainda pode contar com o moderno painel de digitalização exibindo informações de treinamento ao adquirir este produto.

Resumindo, se procura um equipamento com assento ergonômico e regulagem de altura e distância, opte por adquirir este produto para praticar ciclismo indoor com segurança.

  • Peso máximo suportado: 100 kg
  • Altura máxima recomendada: 1,70 m
  • Peso da bicicleta: 20 kg
  • Roda de inércia: 6 kg

5. Bicicleta de Spinning Gallant Elite

R$ 2.199,00
Amazon.com.br
Última atualização: 27 de maio de 2024 14:28

Este modelo é muito forte e estável, embora muitos usuários reclamem que o guidão vibra mais do que deveria, além disso, oferece bom desempenho a um preço muito acessível.

Possui um ecrã LCD onde pode visualizar o seu tempo de treino, distância percorrida ou velocidade. E, embora não inclua um programa de treinamento, o display oferece bastante funcionalidade considerando que estamos falando de uma bicicleta de baixo custo.

Se você está procurando um passeio de bicicleta ocasional que não seja muito extenuante, esta bicicleta é uma excelente escolha. Deixando a estética de lado, é uma bicicleta capaz a um preço muito acessível.

  • Peso máximo suportado: 110 kg
  • Altura máxima recomendada: 1,75 m
  • Peso da bicicleta: 36 kg
  • Roda de inércia: 13 kg

6. Bicicleta de Spinning Kikos F3i

R$ 2.989,90
3 vendedores com preço a partir de R$ 2.989,90
Amazon.com.br
Última atualização: 27 de maio de 2024 14:28

Um modelo melhor e mais moderno é o F3I, da marca Kikos, uma referência neste tipo de equipamento. Nesse modelo, apenas 45 minutos de pedalada queimam cerca de 500 calorias, segundo a marca.

Ele também possui um display de varredura automática que mostra dados como tempo, velocidade, calorias queimadas e distância. No entanto, é um modelo com resistência mecânica devido ao atrito, o que significa que pode ser um pouco mais barulhento, o que pode ser desconfortável para muitas pessoas.

  • Peso máximo suportado: 100 kg
  • Altura máxima recomendada: 1,65 m
  • Peso da bicicleta: 25 kg
  • Roda de inércia: 10 kg

7. Bicicleta de Spinning Kikos Max-Ks5

R$ 3.539,90
2 vendedores com preço a partir de R$ 3.539,90
Amazon.com.br
Última atualização: 27 de maio de 2024 14:28

Para quem valoriza a praticidade, o Kikos Max-Ks5 é uma ótima opção de spin. Isso porque ele possui rodas embutidas para facilitar a movimentação. Outro diferencial são as alças nos pedais, que estabilizam o movimento e garantem mais aderência.

Esta bicicleta giratória também pode realizar exercícios alternados com diferentes posições e cargas de acordo com suas necessidades. Para funcionalidade extra, conte com o display eletrônico para mostrar informações sobre tempo, velocidade, calorias e distância. Além disso, seu guidão e assento são ajustáveis.

  • Peso máximo suportado: 120 kg
  • Altura máxima recomendada: 1,90m
  • Peso da bicicleta: 31 kg
  • Roda de inércia: 10 kg

8. Bicicleta de Spinning Spinn Black

Amazon.com.br

Com este modelo você pode treinar a qualquer hora do dia sem incomodar ninguém, pois seu sistema de acionamento por correia de baixa vibração é muito silencioso. Além disso, seu guidão esportivo de 3 posições permite ajustar a posição que funciona melhor para você.

Outro destaque desta bicicleta é que ela incorpora o monitoramento da frequência cardíaca, permitindo que você controle com mais precisão a intensidade do seu treinamento do que um monitor de frequência cardíaca embutido no guidão. Em suma, este modelo é projetado para fornecer uso intensivo e frequente para melhorar o desempenho atlético.

  • Peso máximo suportado: 150 kg
  • Altura máxima recomendada: não informada
  • Peso da bicicleta: 20 kg
  • Roda de inércia: 8 kg

9. Bicicleta de Spinning Schwinn IC3-IC7

R$ 6.740,90
2 vendedores com preço a partir de R$ 6.740,90
Amazon.com.br
Última atualização: 27 de maio de 2024 14:28

A Schwinn IC3-IC7 é uma spin de grande valor para o dinheiro. Projetado para garantir o máximo conforto durante o exercício, possui diferentes níveis de resistência que aumentam continuamente, simulando diferentes cenários.

Na prática, isso permite aumentar o desafio da pedalada e estimular a perda de calor e o ganho de potência. Através do console LCD, esta bicicleta giratória monitora sem fio a frequência cardíaca, o tempo, a distância e as calorias.

  • Peso máximo suportado: 136 kg
  • Altura máxima recomendada: 1,90m
  • Peso da bicicleta: 45,4 kg
  • Roda de inércia: 18 kg

10. Bicicleta de Spinning Ahead Aports

R$ 1.299,00
Amazon.com.br
Última atualização: 27 de maio de 2024 14:28

Esta bicicleta é especialmente indicada para quem quer fazer exercício mas não quer sair de casa. Pode ser colocado em qualquer lugar da casa e pronto para uso a qualquer momento. Outro ponto positivo é que o guidão está equipado com um monitor de batimentos cardíacos.

Ótimo para iniciantes que praticam exercícios ou para quem não treina há algum tempo. É importante observar que as pastilhas de freio são feitas de feltro e precisam ser lubrificadas com frequência se você não quiser que se desgastem prematuramente.

  • Peso máximo suportado: 120 kg
  • Altura máxima recomendada: 1,90 m
  • Peso da bicicleta: 27 kg
  • Roda de inércia: 6 kg

Dúvidas Frequentes Sobre as Melhores Bicicletas Spinning

Veja a seguir algumas das principais dúvidas dos leitores sobre as melhores bicicletas spinning.

Bicicleta ergométrica e bicicleta de spinning são a mesma coisa?

Não. As bicicletas de spinning têm propriedades para que você possa praticar em diferentes intensidades na mesma sessão de treinamento. Dessa forma, você pode adicionar muita resistência cardiovascular ao seu programa de condicionamento físico.

A bicicleta de spinning precisa de lubrificante?

Sim. A frequência de lubrificação vai depender da frequência de uso, mas, em geral, se você se exercitar bastante na sua bike de spinning, o ideal é lubrificar os pedais a cada 20 dias, mais ou menos. O menos pode ser feito nas correias, se você quiser um cuidado a mais.

Qual a Melhor Bicicleta Spinning?

A melhor bicicleta spinning é a Bicicleta de Spinning E17 Acte Sport Spin. Ela claramente é uma das melhores opções disponíveis do mercado.

Quantas Calorias Queima 1 Hora de Spinning?

Popular por ser uma eficiente maneira de eliminar a gordura corporal indesejada, a atividade de ciclismo indoor pode resultar na queima de até 500 a 700 calorias em apenas uma hora.

Praticar spinning é perigoso?

Depende. Uma das aulas de exercícios de queima de calorias mais populares, o spinning pode causar lesões semelhantes às que ocorrem após um acidente de carro. Exercícios de alta intensidade que fazem você pedalar em velocidades diferentes podem ser especialmente perigosos para ciclistas iniciantes.

No entanto, para a maioria das pessoas, a rabdomiólise não é um problema se seu corpo estiver acostumado a se exercitar. Esta condição pode levar a efeitos colaterais graves em pessoas que não se exercitam regularmente e participam de aulas de spinning ou outros exercícios de alta intensidade de vez em quando. Desse modo, ter uma máquina dessa em casa pode ser bom para sua saúde física e mental, então, para muitas pessoas, é um investimento que vale a pena.

Como fica o corpo de quem faz spinning?

Após algumas semanas de prática constante, uma pessoa que se dedica ao Spinning demonstra um nível superior de condicionamento físico se comparada a alguém sedentário. Nos primeiros meses, os músculos são tonificados e após quatro a seis meses, há uma notável definição nos glúteos, pernas e abdômen, além do ganho de massa muscular.

É bom fazer spinning todos os dias?

Definitivamente! Realizar spinning diariamente é possível, contudo, é importante permitir ao corpo descansar pelo menos uma ou duas vezes na semana. Mas é sempre importante consultar um especialista pois cada corpo tem suas necessidades específicas.

O que emagrece mais esteira ou spinning?

Spinning é um exercício que pode ser mais eficaz na perda de peso em comparação com esteira ou corrida, além de tonificar as pernas e bumbum, melhorando rapidamente a aparência física.

O que comer após spinning?

Após a aula, é recomendado ingerir alimentos com alto teor de proteínas, tais como um shake proteico ou iogurte, ou optar por uma refeição que contenha carne magra ou ovos, a fim de estimular o crescimento muscular.

O que tomar depois do spinning?

Para evitar fadiga durante o exercício físico, pode-se adicionar sal e açúcar à água, a fim de repor os eletrólitos e obter energia suficiente para a atividade. Isotônicos e géis são exemplos de bebidas que podem ser consumidas para esse fim.

O que comer antes e depois do spinning?

Para melhorar o desempenho físico, é recomendado consumir lanches nutritivos cerca de uma hora antes da atividade. Esses lanches podem incluir sucos de frutas, frutas frescas ou secas, torradas com geleia, biscoitos, barras de frutas e cereais, ou suplementos esportivos apropriados.

Como fazer spinning para perder barriga?

É importante lembrar que o spinning é um exercício de cardio que requer esforço físico e pode queimar calorias suficientes para promover a perda de peso. Para atingir esse objetivo, é recomendável praticar o exercício por, pelo menos, 30 a 40 minutos.

Pode fazer musculação e spinning?

Além de aumentar a resistência física, a prática do spinning pode aumentar a capacidade pulmonar e melhorar o sistema cardiovascular. Com isso, praticar spinning após a musculação pode ser benéfico para melhorar a distribuição de oxigênio pelo corpo e aumentar a resistência corporal.

O que é melhor spinning ou musculação?

A musculação é voltada para o ganho de massa muscular e definição corporal, embora também gaste calorias. Por outro lado, atividades aeróbicas como o spinning são mais intensas e podem resultar em um gasto calórico maior. Portanto, se o objetivo é a perda de peso, o spinning pode ser mais apropriado.

Como ganhar massa no spinning?

Uma forma de intensificar o treino é aumentando a resistência do pedal, tornando a pedalada mais pesada e desafiadora. Isso exige maior esforço físico para executar os exercícios, o que pode levar a queima de gordura, ganho de massa muscular e definição corporal.

Como intercalar spinning e musculação?

Uma estratégia eficiente é intercalar os tipos de treino durante a semana, realizando musculação em um dia e spinning em outro, por exemplo. Outra opção é dividir os treinos em dois períodos, um de manhã e outro à noite.

Quais músculos são trabalhados no spinning?

O spinning fortalece a musculatura das pernas, incluindo os músculos do quadríceps, coxas, glúteos e panturrilhas, além do abdômen.

O que queima mais spinning ou corrida?

Atividades rítmicas aeróbicas como corrida e spinning recrutam muitos grupos musculares. Uma pessoa com peso de 80kg pode queimar cerca de 1.000 calorias em uma hora de corrida, enquanto pedalando numa velocidade constante de 18 a 25km/h pode-se queimar aproximadamente 850 calorias.

Qual a vantagem de fazer spinning?

A prática de spinning traz benefícios como: aumentar a circulação sanguínea nas pernas, diminuir o inchaço; fortalecer os músculos abdominais quando a postura correta é mantida; melhorar o funcionamento do coração e pulmões, reduzir o nível de colesterol e ajudar a controlar a glicemia.

Considerações finais

Além de ajudar na perda de peso, os exercícios de pedalada podem levar a um melhor condicionamento corporal e fortalecimento dos músculos das pernas. Para atingir seus objetivos, é importante analisar alguns detalhes desses produtos como conforto, qualidade e características para escolher a melhor bicicleta de spinning.

*O seuencanto pode receber comissões pelas vendas realizadas através dos links divulgados em nossas páginas.
*Todas as informações dos produtos listados foram retiradas dos sites dos fabricantes, sites de vendas, etc.

Avatar photo
Olá, sou Lucas Sertori e é um prazer ter você aqui no Seu Encanto, seu espaço online para tudo que envolve beleza, saúde e bem-estar. Sou um apaixonado por escrita e me dedico a ir a fundo em cada tópico que trago para você, sempre com o objetivo de oferecer o melhor conteúdo possível. Além disso, gerencio o site Marketfacil e atuo como secretário da AVMBR.