O que é?
O ácido hialurônico basicamente é uma molécula que é feita de proteína e açúcar, essa substância costuma ser produzida normalmente pelo nosso organismo até os 25 anos de idade. Porém, ao passar dessa idade a produção natural dessa substância pelo nosso organismo começa a decrescer.
Atua como um hidratante natural deixando a pele e mais macia, elástica e com mais sustentação, sendo complementar a outras substâncias como a elastina e o colágeno. Então, quando a produção natural começa a diminuir podemos perceber a aparição de rugas.
Sumário
Principais usos
Faz parte de uma série de cosméticos agindo principalmente contra pequenas rugas e como um hidratante. Também pode preencher alguns sulcos mais profundos, dando um aspecto de pele mais jovem.
Pequena restrição
É uma substância que tem pouquíssimas contraindicações. A principal delas é que a substância não deve ser utilizada por mulheres grávidas e lactantes.
Peso molecular
Este ácido pode conter diferentes pesos moleculares. Isso vai definir em qual das camadas que a substância vai agir. Quanto menor o peso molecular, mais profunda será a camada de atuação da substância.
Existem ainda os ácidos com um peso molecular elevado, que não conseguem penetrar efetivamente na pele. Nesses casos o ácido hialurônico atua como um potente hidratante. Já no caso dos ácidos com peso molecular menor, temos uma maior penetração.
Também podemos encontrar o ácido hialurônico para ser injetado, ele é mais puro e totalmente diferente do utilizado para os cosméticos. A versão injetável que tem um baixo peso molecular, é utilizada com a intenção de fazer a reposição do que já foi perdido pela pele. Já nas versões com densidades maiores o objetivo é dar volume através de preenchimento.
Diferença entre Reticulado e não reticulado
Basicamente, a variação do peso molecular do ácido hialurônico é diversificada porque as indicações do seu uso estão sujeitas à região e ao veículo em que serão aplicados. Além disso, há o ácido hialurônico reticulado e o não reticulado. “Esta diferença mostra como ele foi quimicamente manipulado e para que fins é destinado. Vale destacar que o ácido hialurônico reticulado é usado para os procedimentos estéticos (preenchimento, volume e hidratante injetável). Já o ácido hialurônico não reticulado é o veículo de cremes e séruns”, diz Joana D’Arc Diniz, médica especialista em dermatologia, do Rio de Janeiro.
Temos uma variação molecular diferente entre os ácidos por conta das regiões onde serão aplicados. Mas, além disso temos também os ácidos reticulados e não reticulados. O ácido reticulado é normalmente utilizado para procedimentos estéticos como preenchimentos, hidratante injetável e para dar volume. Já no caso do ácido hialurônico não reticulado, o principal uso é em cosméticos como séruns e cremes.
Problemas
Lembrando que o tratamento com ácido hialurônico é um procedimento minimamente invasivo, quando falamos dos injetáveis. Ele é aplicado em áreas muito nobres da face, repletas de veias, artérias, nervos e estruturas como a glândula parótida. A injeção acidental em um ponto errado pode comprimir ou transfixar tais estruturas, levando a efeitos colaterais que podem ser gravíssimos, inclusive promovendo necrose. Por isso, é importante procurar um médico experiente para fazer sua aplicação.
Mesmo a utilização do ácido hialurônico em tratamentos sendo o menos invasiva possível no caso dos injetados. Como a aplicação é feita em partes mais nobres do rosto, cheias de veias, artérias, nervos e outras estruturas. Caso o produto seja aplicado de maneira incorreta podemos ter efeitos colaterais não desejados muito graves. Então, quando for o momento de fazer a aplicação, certifique-se de procurar por um profissional com a devida qualificação.
Leia mais
- Cremes Anti-Idade conheça as 5 melhores opções
- Sérum Anti-Idade Conheça as 5 melhores opções
- Protetor Solar para o Rosto Conheça os 5 Melhores
*O seuencanto pode receber comissões pelas vendas realizadas através dos links divulgados em nossas páginas. *Todas as informações dos produtos listados foram retiradas dos sites dos fabricantes, sites de vendas, etc.