Por um grande tempo muitas mulheres ficaram presas aos padrões de beleza impostos pela sociedade e isso fez com que várias delas utilizassem os mais diversos processos químicos e alisamentos duvidosos para dar adeus aos seus queridos cachinhos e então fazer a transição para as madeixas lisas.
Sumário
Porém, nos últimos anos a transição capilar entrou em alta e as mulheres começaram a aceitar e valorizar seus cabelos da forma como eles são. O processo de transição capilar é feito com a intenção de recuperar os fios para voltar ao estado natural, um modo de voltar às origens, ajudando no processo da auto aceitação da própria imagem.
Vejamos o que é a transição capilar
A transição é um processo de pausa total nos alisamentos e outros possíveis processos químicos que estão modificando a textura dos fios. Ao cortar estes processos a raiz do cabelo começa a crescer recuperando sua textura natural.
Transição é justamente o tempo em que o cabelo vai levar para ficar completamente livre de químicas da raiz até o comprimento. Neste processo os fios vão crescendo e passando por algumas fases. E então, em algum momento ele ficam com parte crespa ou ondulada e outra lisa, pois ainda existem resquícios de química

Como fazer a transição
Primeiramente interrompemos totalmente as químicas, mas os fios ainda irão passar por alguns cuidados para recuperar a força e massa para que cresçam de uma maneira saudável. Antes de qualquer coisa, você vai precisar dizer tchau aos produtos para cabelos lisos e vai investir pesado em shampoos, cremes e condicionadores específicos para cabelos crespos e cacheados, pois eles vão auxiliar na formação dos fios.
Já para recuperar os óleos naturais dos fios e ao mesmo tempo diminuir possíveis o inflamações no couro cabeludo, se faz necessária a utilização de alguns produtos a base de ingredientes botânicos, aloe vera, tea tree, calêndula, invista bastante nos produtos que possuem propriedades de hidratação.
Shampoos anti resíduos podem ser seus aliados quando utilizados cerca de duas vezes por mês para fazer uma limpeza profunda do couro cabeludo e na remoção dos cremes e sujeiras.
Para a lavagem dos fios não temos muitos mistérios, mas além da aplicação de shampoo, o ideal é fazer movimentos circulares no couro cabeludo para uma melhor limpeza, caso não sinta a sensação de limpeza, reaplique mais uma vez. Além da ação de massagear o couro ajudar na circulação também vai ajudar no processo de crescimento do cabelo.
Fazer hidratação e cronograma capilar vão fazer uma diferença enorme na hora de repor os nutrientes dos cabelos. Isso é indicado para qualquer que seja o tipo de cabelo que está fazendo a transição.
O cronograma pode ser utilizado por pelo menos algo em torno de um mês para uma melhor rotina de cuidados com os cabelos. Podendo intercalar o uso de máscara de reconstrução para ajudar na recuperação da massa dos fios, hidratação para reposição do líquido perdido e nutrição para que seja feita a restauração dos óleos e lipídios.
Para auxiliar a dar formato aos fios naturais que estão nascendo e os fios lisos com grande quantidade química que ainda estão no cabelo, podemos usar finalizadores já que eles ajudam a manter o cabelo mais uniforme e reduzir o efeito misto da transição capilar.
Enquanto os novos fios vão crescendo é normal que eles sejam fracos, principalmente quando quando a pessoa utilizou procedimentos químicos por muitos anos sem parar.
Logo, para quem está fazendo a transição capilar não é indicado o uso de itens como secadores, baby liss e chapinhas, as altas temperaturas decorrentes destes podem vir por danificar e até mesmo quebrar os fios, fazendo com que o período da sua transição se estenda.
Duração da transição capilar
É uma das dúvidas mais comuns das pessoas que pensam ou estão no processo de transição. E não existe um tempo exato, este período pode variar de pessoa para pessoa já que depende muito mais do fator genético. Pode ser de meses ou de anos.
Algumas mulheres tem o crescimento do cabelo maior que de outra, em média os fios crescem cerca de 1cm ao mês. No caso de cabelos cacheados, crespos e ondulados, pensando na curvatura do fio, mesmo crescendo é dificil notar grande diferença se compararmos com os fios lisos.
Existem cabelereiros que indicam aparar aos poucos a parte que é lisa, num período de cerca de três meses entre os cortes. Este tipo de técnica elimina as pontas duplas e ressecadas ao mesmo tempo que auxilia no crescimento e elimina a parte com química sem tirar o comprimento todo.
Também é importante lembrar que durante esse processo não é recomendado ficar se comparando com outras mulheres, tenha paciência pois cada corpo tem seu próprio ritmo. Ter duas texturas diferentes no cabelo pode ser bem complicado, mas por mais que seja um processo longo, ao fim da jornada vai ser muito recompensador.

Acessórios e penteados para a transição
Durante o processo de indefinição da textura dos fios, penteados são uma excelente maneira de contornar essa condição e ficando mais bonita e confiante.
Existem vários tipos de penteados como meio preso, tranças, coques, que podem te auxiliar na arrumação enquanto está na transição. Faixas e chápeus podem te ajudar bastante nessa fase.
Penteados e acessórios vão te ajudar a definir melhor os cachos, como os bigudins, bobs e coquinhos.
Leia mais
- 6 Melhores Botox Capilares
- 4 Melhores Progressivas sem formol
- Cremes Anti-Idade conheça as 5 melhores opções
- Melhores cabines para unhas de gel
*O seuencanto pode receber comissões pelas vendas realizadas através dos links divulgados em nossas páginas. *Todas as informações dos produtos listados foram retiradas dos sites dos fabricantes, sites de vendas, etc.