Multivitamínico: Conheça Agora Mesmo os 6 Melhores

Os multivitamínicos são suplementos que tem a capacidade de fornecer vitaminas e minerais para o nosso corpo.

Ranking dos Melhores Multivitamínicos

  1. Diarium Multivitamins
  2. Multivitamínico Revigoran A-Z
  3. Multivitamínico Multimax Complex
  4. Polivitamínico Hemovital
  5. Multivitamínico Vit Complex A – Z
  6. Multivitamínico Complete Multi-Vit

Chamados também de polivitamínicos ou multivitamínicos são ótimas alternativas para aquelas pessoas que não ingerem todos os nutrientes necessários através da alimentação, seja por ter uma rotina muito corrida ou até mesmo por indicação médica.

Entre os mais famosos do mercado estão marcas como Lavitan, Centrum e Hemovital. Entretanto, existem diversas marcas confiáveis que também são ótimas quanto falamos de multivitamínicos.

Sumário

Antes de Tomar um Multivitamínico Consulte um Profissional da Saúde

Normalmente aquelas pessoas que já possuem uma dieta perfeitamente equilibrada não tem necessidade de tomar um suplemento multivitamínico. Porém, conforme a idade chega, a capacidade do organismo de absorver vitaminas e nutrientes do nosso corpo pode diminuir.

Então, a partir de uma certa idade, é importante ter um bom suplemento para os idosos. Nesse tipo de caso, seja o médico ou nutricionista podem fazer a indicação da necessidade de vitaminas, minerais e os demais nutrientes necessários.

Consumir vitaminas e minerais em excesso pode ser danoso a saúde, portanto, consulte um profissional antes de começar a suplementação com algum multivitamínico. Quando é feita uma prescrição adequada é possível analisar as melhores opções no mercado de acordo com suas necessidades.

Como Escolher o Melhor Multivitamínico

Após consultar um profissional e receber as indicações é necessário prestar a devida atenção a alguns detalhes do produto, como a quantidade de vitaminas e minerais, dosagem, custo e outros.

Escolha de Acordo com a sua Dieta e Estilo de Vida

De acordo com seus hábitos alimentares, uma boa avaliação feita por um profissional poderá indica se é necessária alguma suplementação de vitamina, mineral e também um complexo vitamínico na sua dieta. Logo, é importante analisar a composição de acordo com o seu perfil.

Vitaminas Essenciais: Para Dietas com Poucas Verduras e Legumes

Para aquelas pessoas que não comem verduras e legumes com frequência é importante focar em opções ricas em vitaminas essenciais. Uma boa variedade de vitaminas pode ajudar o funcionamento do organismo de forma completa, porém, é necessário equilibrar de acordo com as necessidades do seu organismo.

Algumas vitaminas como a vitamina D, por exemplo, são fundamentais para aquelas pessoas que não se expõe regularmente ao sol. Já a vitamina C é necessária para a imunidade do corpo. Aquelas pessoas que possuem dietas baseadas principalmente em uma grande quantidade de carboidratos ou proteínas podem se beneficiar de um reforço de vitaminas do complexo B como B1, B2 e B6.

Esses nutrientes auxiliam no processo de metabolização dos carboidratos, proteínas e lipídios pelo corpo. Então, se atente a composição do multivitamínico para fazer a melhor escolha possível.

Vitamina E e as do Complexo B Podem Auxiliar no Ganho Muscular

Quando praticamos exercícios o consumo energético é alto, logo, os nutrientes que saem do corpo precisam ser repostos. Sendo assim, de acordo com uma boa avaliação de um profissional especializado em atividades esportivas, um bom multivitamínico pode ser uma boa opção para repor esses nutrientes com eficiência.

Aqueles que praticam esportes precisam dar uma atenção especial com as quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente B6 e B12. A vitamina B6 atua nos aminoácidos e a B12 tem o poder de auxiliar no processo de síntese das proteínas e carboidratos, que são essenciais quando falamos de desenvolvimento muscular.

Já no caso da vitamina E, conseguimos uma ação antioxidante que vai fazer o combate aos radicais livre. Especialmente para atletas é algo importante, logo após o treino o corpo sofre um estresse oxidativo, então a vitamina E se torna importante para realizar a proteção das fibras musculares.

Minerais: Ideais para Equilibrar a Dieta

Como algumas pessoas possuem dietas restritivas em alguns alimentos, é possível que alguns minerais sejam ingeridos em quantidades insuficientes. Então, até aquelas pessoas que não fazem dieta ou tem algum tipo de restrição alimentar podem se beneficiar de um multivitamínico rico em minerais para equilibrar o organismo.

O cálcio é um mineral essencial para manter a saúde dos ossos em dia. Já o ferro tem o poder de evitar anemias e o magnésio auxilia o organismo a absorver o ferro, mas é necessário manter um equilíbrio para não influenciar no cálcio.

Outros que são comuns nos polivitamínicos são o flúor, iodo, cromo entre outros. Já que os minerais não são produzidos de forma natural pelo corpo, o consumo deve ser feito por alimentos ou por suplementos.

Se Atente a Dosagem do Multivitamínico

A dosagem varia de acordo com a necessidade de cada um, portanto, o consumo costuma ser fracionado entre 1 a 4 cápsulas por dia. Exageros podem levar a problemas, então, é importante observar a dosagem para obter os efeitos desejados.

Por mais que seja simples ingerir todos os nutrientes do dia em uma única cápsula, isso não é o ideal. Prefira dividir as porções em 2 ou mais para que o organismo consiga absorver melhor e receber os benefícios da suplementação ao longo de todo o dia. Sempre levando em consideração as indicações do seu médico.

Saiba Qual a Dose Diária Recomendada de Cada Componente

O valor diário (%VD) pode ser encontrado nas embalagens dos multivitamínicos. Este valor representa a necessidade diária recomendada (IDR) daquele nutriente e também como será suprida pelo multivitamínico. Normalmente esses valores são baseados em uma dieta de 2000 calorias (kcal).

Para escolher o polivitamínico adequado você pode se basear nas informações que estão descritas no rótulo. Então, é importante que você avalie se os nutrientes estão sendo oferecidos de maneira balanceada. Seja qual for a marca é muito importante que as quantidades se adequem a sua necessidade.

Considere Também as Opções de Multivitamínicos Veganos

Os nutrientes podem ser obtidos tanto de origem animal quanto vegetal. Então, se você é uma pessoa vegana também já é possível encontrar no mercado opções que são feitas sem a adição de componentes animais.

Algumas marcas já oferecem os multivitamínicos veganos, que são livres de qualquer ingrediente animal. É comum que essas marcas tenham algum tipo de especificação mostrando este tipo de informação. Então, é importante se atentar a embalagem para verificar se o multivitamínico oferece ou não este tipo de alerta.

Avalie o Custo por Dose dos Multivitamínicos

Este produto é de consumo diário, logo, é importante ter um bom custo por dose. Preste a devida atenção ao número de cápsulas necessárias para que você consiga obter os nutrientes que precisa diariamente.

Lista com os Melhores Multivitamínicos

Agora que você sabe melhor como escolher um bom multivitamínico, veja nossa lista com os melhores e mais bem avaliados do mercado.

1. Diarium Multivitamins

Marca: Vitamin Life
Vitaminas: A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, C, D, E, H e K
Minerais: Cálcio, Cromo, Cobre, Ferro, Iodo, Magnésio, Manganês, Molibdênio, Selênio, Zinco
Quantidade: 120 cápsulas
Dose Diária: 2 cápsulas
100% da IDR: 18 nutrientes
Vegano: Não

Onde Comprar:
Comprar no Amazon

2. Multivitamínico Revigoran A-Z

Marca: Nutrends
Vitaminas: A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, C, D, E, H e K
Minerais: Cálcio, fósforo, zinco, cobre, iodo, selênio, manganês, molibdênio, ferro, magnésio e cromo
Quantidade: 60 cápsulas
Dose Diária: 1 cápsulas
100% da IDR: 20 vitaminas
Vegano: Não

Onde Comprar:
Comprar no Amazon

3. Multivitamínico Multimax Complex

Marca: Max Titanium
Vitaminas: A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, C, D, E, H e K
Minerais: Cobre, cromo, ferro, fósforo, iodo, magnésio, manganês, molibdênio, selênio, cálcio e zinco
Quantidade: 90 cápsulas
Dose Diária: 3 cápsulas
100% da IDR: 20 nutrientes
Vegano: Não

Onde Comprar:
Comprar no Amazon

4. Polivitamínico Hemovital

Marca: Lauton
Vitaminas: A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, C, D, E, H e K
Minerais: Magnésio, zinco, ferro, manganês, cobre, cromo, molibdênio, iodo e selênio
Quantidade: 60 comprimidos
Dose Diária: 2 comprimidos
100% da IDR: 22 nutrientes
Vegano: Sim

Onde Comprar:
Comprar no Amazon

5. Multivitamínico Vit Complex A – Z

Marca: Profit
Vitaminas: A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, C, D, E, H e K
Minerais: Cálcio, cobre, cromo, ferro, iodo, magnésio, manganês, molibdênio, selênio e zinco
Quantidade: 90 cápsulas
Dose Diária: 3 cápsulas
100% da IDR: 19 nutrientes
Vegano: Não

Onde Comprar:
Comprar no Amazon

6. Multivitamínico Complete Multi-Vit

Marca: Atlhetica Nutrition
Vitaminas: A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, C, D, E e H
Minerais: Cálcio, magnésio, manganês, zinco, cobre, cromo, selênio e molibdênio
Quantidade: 100 tabletes
Dose Diária: 1 tablete
100% da IDR: 18 nutrientes
Vegano: Não

Onde Comprar:
Comprar no Amazon

Leia mais

*O seuencanto pode receber comissões pelas vendas realizadas através dos links divulgados em nossas páginas.
*Todas as informações dos produtos listados foram retiradas dos sites dos fabricantes, sites de vendas, etc.

Avatar photo
Olá, sou Lucas Sertori e é um prazer ter você aqui no Seu Encanto, seu espaço online para tudo que envolve beleza, saúde e bem-estar. Sou um apaixonado por escrita e me dedico a ir a fundo em cada tópico que trago para você, sempre com o objetivo de oferecer o melhor conteúdo possível. Além disso, gerencio o site Marketfacil e atuo como secretário da AVMBR.